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Qual Tipo de Água Devo Colocar no Radiador? Evite Erros Comuns e Proteja o Motor!

Se você já se perguntou qual tipo de água devo colocar no radiador, saiba que essa é uma dúvida muito comum entre motoristas e até mesmo em algumas oficinas mecânicas e auto centers. A escolha errada da água pode comprometer seriamente o desempenho do sistema de arrefecimento e a durabilidade do motor.


Neste artigo, a Zero Ka explica qual é o tipo ideal de água para o radiador, o que fazer quando o nível da água baixa e como evitar problemas com uma solução simples, eficiente e profissional.


Qual Tipo de Água Devo Colocar no Radiador? Evite Erros Comuns e Proteja o Motor!

Por que a escolha da água é tão importante?


O radiador é responsável por manter o motor na temperatura ideal de funcionamento. Quando a água utilizada contém impurezas, como sais minerais, cloro e metais pesados (presentes na água da torneira, por exemplo), esses resíduos se acumulam no sistema e causam:

  • Corrosão nas peças internas;

  • Formação de crostas e depósitos minerais;

  • Redução da eficiência térmica;

  • Danos à bomba d’água e ao próprio radiador;

  • Necessidade de manutenções frequentes e até troca de componentes.


Por isso, a água utilizada no radiador deve ser isenta de minerais que causam esses problemas.


Água da torneira, mineral, aditivo ou desmineralizada?


Muita gente completa o radiador com o que tem à mão, como água da torneira ou até água mineral. Mas vamos esclarecer o que é e o que não é recomendado:

  • Água da torneira: contém cloro, flúor e diversos sais minerais — não deve ser utilizada.

  • Água mineral: apesar do nome, também é rica em minerais e não é indicada.

  • Somente aditivo: Se o aditivo não for pronto uso, ele deve ser diluído em água desmineralizada. O aditivo concentrado sem a diluição correta, não cumpre bem sua função.

  • Água desmineralizada: é a única água recomendada para o sistema de arrefecimento em conjunto com o aditivo especificado pelo fabricante do veículo, pois é livre de minerais, evitando corrosão, incrustações e garantindo o desempenho ideal do sistema.


E quando o nível do radiador baixa?


Se o nível do radiador baixar, o correto é completar com a mistura de água desmineralizada + aditivo na proporção indicada pelo fabricante do veículo. Nunca complete com água da torneira, pois isso pode comprometer todo o sistema.


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  • Produção própria de água desmineralizada;

  • Elimina a necessidade de comprar galões e ocupar espaço no estoque;

  • Reduz custos operacionais com manutenções e trocas prematuras de peças;

  • Melhora a qualidade dos serviços oferecidos na oficina;

  • Fácil de instalar, operar e manter.


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